sábado, 25 de dezembro de 2010

Investimentos em 2010

Mais um ano se encerra e com ele ficam os dados históricos e iniciam-se as perspectivas para o ano que entra. Faltando menos de uma semana para a virada do ano, acredito que vale a pena fazer um resumo dos investimentos no Brasil no ano. Certamente os motivos que mais chamaram a atenção em 2010 foram as diversas tensões políticas e econômicas pelo mundo, o mercado interno bem aquecido iniciando uma nova alta nos juros e o provável inicio de uma guerra cambial.

Todos os dados que comentarei abaixo são do fechamento do mercado em 17/12/10.

Na Bolsa, o Índice Bovespa encontra-se negativo em -0,9%. E, quem observa apenas esse dado acredita que a Bolsa tenha tido um ano ruim, porém não é exatamente isso que ocorreu. De maior relevância houve a capitalização da Petrobras e suas incertezas devido a forte ingerência política que cerca a empresa. Com isso as ações da Petrobras no ano estão negativas em pouco mais de 27%. Além da Petrobras, o ITEL, Índice que engloba as empresas do setor de Telecomunicações é o único que figura no negativo caindo 11%. Alguns outros Índices apresentaram boa performance no ano e são eles: Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) +5%, Índice de Energia Elétrica (IEE) +10%, Índice das empresas de Consumo (ICON) +23%, Índice Imobiliário (IMOB) +3,5% e Small Caps (SMLL) +19%.

Nos mercados futuros, os preços dos ativos também tiveram significativas altas no ano principalmente o açucar (+57%), ouro (+38%), Boi (37,5%), e Soja (+28%). Já o Dólar andou na contramão dos demais e fecha o ano negativo em 9%.

A taxa de juros brasileira devido ao aquecimento do mercado iniciou 2010 a 8,75% e termina o ano a 10,75%. A grande vilã para isto ocorrer foi a alta da inflação. No ano, os índices mais importantes que medem a inflação no país fecham em alta: IPCA (+5,25%), IGP-M (+10,56%) e INCC (+7,06%).

Outros destaques positivos no mercado interno foram as vendas de veículos novos que bateram recordes seguidos mês a mês, a venda de imóveis que continuou em um ritmo muito aquecido e a taxa de desemprego pouco acima dos 3% no ano.

A Poupança deverá fechar o ano em 6,6%.

Um outro mercado que começou a chamar atenção do investidor brasileiro são os Fundos de Investimento Imobiliário devido a oportunidade de diversificação e de ganhos mensais isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas.

Boas Festas e até mais com as perspectivas para 2011.

E, caso queira receber maiores informações deste mercado com maior frequência, basta enviar um email para roberto.indech@spinvestimentos.com.br que lhe adicionarei em minha newsletter.

Um comentário:

  1. morreu o blog??
    abraço
    http://defendaseudinheiro.com.br/video-a-tara-por-acoes-de-empresas-falidas/

    ResponderExcluir