segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bradesco - Valuation



Nesse post, apresento o modelo de valuation do Bradesco que desenvolvi seguindo o livro "Buffettology" de Mary Buffett, e nele demonstro dois cenários: o realista, partindo dos números da empresa apresentados nos últimos 11 anos e assumindo premissas mais conservadoras; e o idealista, partindo do mesmo histórico e dando continuidade à tendência positiva apresentada nos últimos anos. No fim, é nítido que mesmo os cenários sendo distintos, o valor intrinseco do ativo não proporciona um preço muito além do outro cenário.

Objetivo:
O objetivo deste valuation é apenas proporcionar mais um método de análise de empresa e buscar o valor intrínseco de seu ativo para os próximos 5 anos, ano a ano. Afirmo que esta análise não possui qualquer indicação de compra ou venda do ativo. Gostaria de deixar claro que não possuo ações do Bradesco e não tenho interesse em adquirir pelo menos no curto prazo, apesar de ser uma empresa lucrativa e com resultados crescentes ano a ano. Para este blogueiro pessoalmente, na atualidade, opto por ações de outros bancos no setor por possuírem fundamentos melhores que o Bradesco.

Método utilizado:
O método utilizado simplifica muito o valuation de qualquer empresa. Nele, fica claro o uso de apenas dados da empresa coletados dos últimos 11 anos como o lucro líquido, o ROAE, lucro por ação, patrimônio líquido, payout e índice preço/lucro. Sendo assim, o cenário macroeconômico é deixado de lado. Pode haver contestação quanto a esse método, porém o mesmo utilizado não deixa de ser mais uma análise válida de mercado. Para este método, o importante é desenvolvê-lo em busca do lucro por ação anual e com isso definir o valor intrínseco do ativo.

Dados coletados:
Como é possível verificar nas duas tabelas acima, os dados foram retirados das apresentações dos últimos trimestres de cada ano da empresa. Alguns dados podem estar equivocados, pois a empresa modificou sua estrutura acionária por diversas vezes em decorrência de aumento de capital social, agrupamento e bonificação de ações. Nas apresentações da empresa, conforme os períodos se encerram muitos dados também se alteram e acabam ficando confusos para uma coleta maior de dados para análise devido às modificações. Portanto, levo em consideração a maioria dos dados retirados da apresentação do último trimestre de 2009.

Cenário Realista - Conservador:
Neste cenário, foi utilizado uma rentabilidade sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) de 19,7% ao ano para os próximos 5 anos e um payout de 33% sobre o valor integral do lucro líquido. Para o número de ações, acrescentei 1,8% a mais de ações por ano no mercado provenientes da empresa, pois esse valor é a média de crescimento ocorrida nos últimos 5 anos. Para o valor intrínseco encontrado, foi também definido um P/L médio de 22,5x para a empresa, o que significa aproximadamente 2 pontos abaixo de seu nível histórico. O crescimento do patrimônio líquido fica sendo de 12% para os próximos períodos, sendo utilizado por ser o menor valor encontrado em pelo menos 2 períodos dos últimos 11 anos da empresa. Para o fim de 2010, o valor intrínseco da ação fica em R$46,00.

Cenário Idealista:
Neste cenário o percentual de crescimento de patrimônio líquido aumenta para 20,1% (definido pela média dos últimos 11 anos). O payout utilizado foi definido como 31,5% e a rentabilidade sobre o patrimônio líquido em 20,9%, sendo estabelecido por ser a média dos últimos 11 anos. O valor intrínseco para o fim de 2010 ficou em R$47,32.

Definições:
O payout oficial do Bradesco é calculado de uma forma não convencional e fica estabelecido como o valor recebido pelos acionistas a título de dividendos e/ou juros sobre capital (líquido de IR) dividido pelo lucro líquido contábil ajustado pelas amortizações de ágios extraordinários (descontado a reserva legal (5% do lucro líquido)).

O valor intrínseco fica estabelecido como: o valor da ação ao final do ano somando-se o valor de retenção do payout sob o ROAE. Ou seja, o payout é 33%, portanto o valor de retenção é 67%.

Conclusão:
As perspectivas para o Bradesco são interessantes e bastante favoráveis para os próximos anos devido ao setor ser extremamente lucrativo e a empresa ter uma excelente administração que visa manter o crescimento do ROAE em torno do 20% ao ano. Nos dois cenários apresentados verificou-se uma variação de aproximadamente 3% no valor intrínseco da ação, o que projeta que os cenários, mesmo distintos, não se modificam de uma forma abrupta.

Um comentário:

  1. Roberto, um P/L de 22.5x não é um bom indicativo para comprar (se recomenda não passar de 16). Os cálculos do ROAE, aumento do Pat. Liq. e ações por ano, e do Payout são muito informativos, e portanto interessantes. Tenho certeza que vc usou o L.L. numa anuidade para obter o cálculo do Preço intrínseco. Gostei. Isaac

    13 de maio de 2010 05:38

    ResponderExcluir