segunda-feira, 24 de maio de 2010

Boas empresas, indicadores nem tanto


Quando inicia-se um investimento em empresas de capital aberto empregando value investing (investimento em valor), há diversas variáveis ou indicadores que são utilizados para esta tomada de decisão. Indicadores como P/L (Preço/Lucro), P/VP (Preço/Valor Patrimonial), DY (Dividend Yield), ROE (Return on Equity), Margens, PSR (Price Sales Ratio), entre outros, raramente são deixados de lado. Portanto, toma-se a decisão em um conjunto de fatores que somados chegam a satisfazer o investidor. Sendo assim, apenas um ou dois indicadores conjuntamente, seja pelo lado bom ou ruim, tem um relevancia menor na soma dos fatores. Há diversas empresas que considero interessante do ponto de vista da marca, estrutura, nicho de mercado, entre outros. Porém apesar de possuírem os requisitos mencionados anteriormente, não chegam a me agradar em relação a diversos indicadores de mercado, o que me faz desconsiderá-las de ter seus ativos em meu portfólio, pelo menos neste momento.

Ambev - A empresa já apresenta seus relatórios trimestrais no padrão IFRS, o que facilita muito para o investidor identificar os segmentos que produzem mais receita e/ou despesa à empresa. Considerei o resultado do 1T10 satisfatório, principalmente quando exclui-se a perda não recorrente de R$46 mi devido ao fechamento de uma fábrica no Canadá. O resultado financeiro líquido novamente deixou a desejar, apesar da melhora se compararmos com o mesmo período do ano anterior, devido ao contínuo resultado negativo referentes às perdas com derivativos e instrumentos não derivativos. Como é possível verificar na tabela acima, o ROE da empresa possui um número considerável, ainda mais pelo fato da empresa conseguir mantê-lo acima dos 24% ao ano. O pay out da empresa e as margens bruta e EBIT também são mantidas em níveis satisfatórios, assim como o lucro líquido da empresa que mantém uma subida ano a ano. Porém, considerando os indicadores atuais como P/L em torno de 20; P/VP e PSR acima dos 4,5; DY dos últimos 3 anos e atual em torno de 4,0 e Giro de Ativos beirando 0,5 são os indicadores que me fazem manter com a política de não investir na empresa, pelo menos momentaneamente.
CCR Rodovias - Outra empresa que possui nicho de mercado não considerado cíclico, o que torna a empresa mais atraente. Possui uma diversificação no portfólio de produtos que aumentou no histórico recente da empresa. Projetar o lucro trimestre a trimestre da empresa se torna uma tarefa um tanto quanto ingrata, visto as enormes variações do resultado financeiro devido ao grande portfólio de produtos utilizados com operações cambiais e Hedge, dívidas em moedas e taxas de juros internacionais e nacionais. No histórico da empresa vemos as margens se manterem constantes, pay out mínino de 50% definido pela empresa, e uma dívida aumentando devido aos investimentos recentes. Atualmente, um P/L próximo a 25; P/VP em torno de 5,3; P/EBIT igual a 10; histórico de DY abaixo de 5,0; PSR próximo de 5,0 e Giro de Ativos em 0,3 fazem com que os indicadores se tornem um mal investimento no momento.
Hypermarcas - A empresa está se destacando no cenário atual devido as diversas empresas que vem adquirindo recentemente. Sendo agressiva, a perspectiva de lucros aumenta para o investidor. A questão no momento é: a Hypermarcas está pagando barato, o valor justo ou caro por essas empresas que vem adquirindo? A resposta, infelizmente, não pode ser reconhecida por um investidor comum. Um outro aspecto que chama a atenção momentaneamente é o vencimento da dívida bruta da companhia até o fim de 2010: quase 35% do total da dívida. Como histórico recente, a empresa se fortalece para ser praticamente detentora de um portfólio imenso de produtos. Atualmente com um P/L próximo a 40; P/VP em 3,5; sem histórico de distribuição de dividendos devido a política agressiva da companhia em investimentos; baixa Margem EBIT, Giro de Ativos em torno de 0,3; fazem com que o investidor focado em fundamentos aguarde mais para investir na empresa.
Portanto, apesar de serem empresas fortemente reconhecidas no cenário atual, os investidores em valor não as reconhecem dessa forma como um investimento interessante, pelo menos no momento.

Um comentário:

  1. Olá, gostei bastante das suas análises de empresas no blog. Gostaria muito que participasse de nosso fórum {Trader Bolsa} http://www.forumtraderbolsa.com/

    Se puder nos ajudar, vamos colocá-lo em PARCEIROS do fórum.

    Obrigado!

    ResponderExcluir