terça-feira, 22 de junho de 2010

Entrevista: Arnaldo Waissmann

Como este blogueiro é curioso e gosta de escutar e entender a forma como trabalham outros investidores, e para aproveitar o ensejo, darei prosseguimento a seção Entrevistas deste Blog. Neste post, conversarei com Arnaldo Waissmann. O convidado é conhecedor do mercado nacional e internacional, atua nas áreas de renda fixa e variável. Como trader, opera no mercado de ações utilizando apenas Análise Técnica. Arnaldo Waissmann é Engenheiro Mecânico e Engenheiro da Qualidade, tem dez anos no mercado financeiro e nos últimos oito está no mercado de ações.

Particularmente optei pela entrevista com Arnaldo por ser um trader extremamente organizado em suas operações e por sua experiência de mercado, fatos que tornaram o papo mais interessante e agregador para quem atua neste mercado.

Blog SempreInvestir: Quando e por quê iniciou no mercado de ações utilizando análise técnica?
Arnaldo: "Sempre utilizei gráficos em minha vida, seja para medir/controlar meu patrimônio, coisa que faço desde 1982, seja para controlar peso corporal e etc.
Assim, há cerca de 15 anos comecei a refinar minhas técnicas gráficas, uma vez que minha formação impôs profundos estudos estatísticos.
Por mais simples que meus gráficos (destinados ao mercado de ações) eram no início, percebi que eles começavam a se movimentar antes que uma notícia ou justificativa determinassem este comportamento. Pouco tempo depois aparecia um balanço, uma fusão, uma venda, renegociação,...ou algo que estava definitivamente ligado ao movimento gráfico que percebia com alguma antecedência. No mínimo não precisava ficar esperando o jornal do dia seguinte ou procurando uma notícia na net.
Fiz alguns cursos, mas percebi que com os conhecimentos obtidos em minha formação precisavam e poderiam montar um modelo, foi o que fiz. Apliquei, refinei, apliquei de novo, refinei,...e hoje aplico a metodologia com rigidez."

Blog: O que acredita ser essencial para se ter sucesso na análise técnica?
Arnaldo: "Se você quer atuar na análise técnica, atue na análise técnica, não misture as coisas, não misture com fundamentos, com as famosas dicas do mercado, opiniões diversas, sentimentos,...Costumo dizer que o homem que tem dóis relógios, não sabe que horas são. Outro dia, um trader, meu conhecido, que havia ganho uma certa quantidade de dinheiro, me justificou a operação baseado "em algo que veio do seu estômago, veio de dentro"...bem como o meu estômago não pensa e eu sei bem o que dele sai, prefiro usar meu método e minha cabeça.
O que se pode observar é o cenário como um todo, mas para entender os movimentos, nunca para antecipá-los.
Obviamente, não desprezo outros métodos, mas este é o método que atuo e aconselho a outras pessoas, pois para mim foi o mais "performante". Inclusive, tenho ajudado vários conhecidos, mostrando-lhes onde há bons sinais e aonde há maiores incertezas."

Blog: Em um contexto geral, como vê o cenário atual do Ibovespa?
Arnaldo: "O Ibovespa está numa fase de transição, mas com certeza teremos boas novas neste ano e principalmente nos próximos. Lógico que teremos momentos ruins...que servirão para alavancarmos nossos ganhos, daí mais uma importância da AT, ou seja, identificar estes fundos ou momentos de maior baixa."

Arnaldo, o Blog SempreInvestir lhe agradece pela participação.

Em breve, este Blog espera contribuir com outros convidados e com assuntos diversos neste espaço. E, o interessante deste bate papo acima é notar que, assim como na Entrevista com Didi Aguiar neste mesmo Blog, o perfil, a história, e os objetivos de cada investidor se mostram diferentes, apresentando a "tal" psicologia de massa que movimentam os mercados, o que acaba por tornar a Bolsa de Valores um lugar cada vez mais atraente, pelo menos para este blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário