quarta-feira, 16 de junho de 2010

O mercado de ações no mundo globalizado

O mercado de ações cada vez mais globalizado sugere o acompanhamento de diversos índices mundo afora frequentemente, para não dizer minuto a minuto. Além dos índices costumeiros a acompanhar como o DAX (Alemanha), CAC-40 (França), FTSE 100 (Reino Unido), Dow Jones e SP500 (EUA), SSE (China) e Nikkei 225 (Japão) há outros índices que foram se inserindo nesse mercado devido a importância de cada no contexto do mundo globalizado. Índices constituídos por uma variedade de países, de empresas, commodities, entre outras alternativas de investimento foram lançados no mercado para criar atrativos e diversificação ao investidor. Os famosos ETF's, fundos de índice, são os principais "patrocinadores" que proporcionam em grande parte esse momento.

Dentre os índices de maior importância no cenário internacional atual é possível selecionar alguns como: CRB Commodities Index, MSCI ACWI (All Country World Index) Index Fund, MSCI Frontier Markets Indices, MSCI EAFE (European, Australasian, and Far Eastern markets) Index Fund e EEM - MSCI Emerging Markets Index Fund.
Junto a estes, o acompanhamento da cotação do Ouro e do Brent Crude Oil, individualmente cada, também se tornou uma necessidade no panorama atual.

CRB Commoditie Index: Os componentes do Reuters CRB estão divididos por subgrupos onde a maior participação (23,5%) fica com os chamados Softs (Açucar, Cacau, Café e Suco de Laranja). Posteriormente com 17,6% ficam os subgrupos de Energia (Crude Oil, Heating Oil e Gás Natural), Grãos (Trigo, Milho e Soja), e Metais Preciosos (Ouro, Prata e Platina). Por fim, com participação de 11,8% estão os subgrupos Industriais (Cobre a Algodão) e Carnes (Boi Gordo e Porco).

MSCI ACWI: Como o próprio nome já diz anteriormente, este é um fundo de índice que acompanha empresas de diversos países pelo mundo. EUA (43,5%), Japão (9,0%), Reino Unido (8,2%) e Canadá (4,6%) são os países que possuem maior posição no portfólio. O Brasil se encontra na décima colocação com uma participação de 1,9%. Os setores predominantes neste ETF são: Financeiro (20,8%), Tecnologia da Informação (12,4%), Energia (10,8%0 e Industriais (10,0%).
Em 2009, o ETF apresentou retorno positivo de 34,6%

MSCI Frontier Markets Indices: Um índice que acompanha empresas de 26 países que são considerados de pequeno a médio porte no cenário econômico internacional e portanto possuem uma relevância menor. Estão abaixo dos considerados emergentes e que postulam cargo a serem considerados como tal caso haja melhorias na economia local. Figuram nesta lista países como Argentina, Bulgária, Croácia, Romênia, Ucrânia, Kenya, Nigéria, Tunísia, Líbano, Catar e Vietnam.

MSCI EAFE: Outro fundo de índice considerado de grande relevância no contexto do mercado internacional. Japão (23,2%), Reino Unido (20,8%), França (9,3%) e Austrália (8,3%) são os países que possuem maior participação no portfólio. Os setores predominantes neste ETF são: Financeiro (24,4%), Industriais (12,2%) e Consumo de Alimentos Básicos (10,1%). Em 2009, este fundo de índice apresentou retorno positivo de 31,8%.

MSCI Emerging Markets Index Fund: Este fundo de índice representa os chamados países emergentes. A participação atual de seu portfólio é constituída pelas empresas representadas por seu respectivo país como China (18,8%), Brasil (15,4%), Coréia do Sul (13,0%), Taiwan (10,6%) e África do Sul (8,2%). Curiosamente, apenas atrás desses países é que figuram Índia e Rússia. Os setores Financeiro (24,4%), Energia (14,6%) e Tecnologia da Informação (14,4%) são os que possuem maior participação neste ETF. Desde a criação desse fundo de índice em Julho de 2003, o mesmo apresenta retorno médio anual de 22,5%. Dentre as empresas brasileiras que estão inseridas neste fundo, Petrobras, Vale, Itau-Unibanco, Bradesco e Ambev são as que possuem maior participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário