sexta-feira, 9 de julho de 2010

Indicadores por setor - Atualização



Apenas como atualização de indicadores é possível ter uma noção mais direta sobre o momento atual das empresas e de suas pares. Neste post comento sobre este momento e destaco as melhores empresas de cada setor, segundo seus respectivos indicadores.
Construção Civil: A visão sobre este setor não se modificou das últimas considerações feitas neste mesmo Blog. A continuidade da expansão dos resultados das empresas e do momento vivido pelo setor no Brasil é claramente visualizado, principalmente nos grandes centros. Há, por outro lado, os que consideram que uma grande bolha especulativa vem sendo construída ao longo dos últimos meses. A alta da taxa de juros no país aliado a adoção ao padrão IFRS de contabilidade são os riscos mais iminentes no momento às empresas deste setor.
Como indicadores atuais visualizados na tabela, Eztec e Helbor continuam como os destaques positivos do setor. Baixos P/L, P/VP, P/EBIT, PSR são dados atuais das empresas que chamam atenção, da mesma forma como a Margem Líquida de Eztec que continua a ser um diferencial para a empresa. É possível, também, destacar de forma positiva no momento Even, Cyrela e Tecnisa.
PDG Realty e Gafisa podem ser boas alternativas em um futuro próximo devido as recentes incorporações de Agre e Tenda, respectivamente, porém no momento atual há outras alternativas mais interessantes como as destacadas acima.
Siderurgia: Com indicadores não muito atraentes no momento como P/L, PSR, DY e ROE, os investidores em valor das empresas deste setor vem sofrendo com a instabilidade dos mercados e aguardam os próximos resultados, principalmente após os reajustes de preços do minério. Pelo lado negativo fica a divulgação recente da diminuição do crescimento da China de 0,3% no mês de Abril, abaixo das expectativas de 1,7%, o que pode refletir diretamente nos resultados futuros das empresas exportadoras de minério.
Consumo: O setor que apresenta os indicadores mais elevados dentro dos quatro analisados neste post. Como destaques positivos no momento, cito Souza Cruz e Pão de Açucar. A primeira principalmente pelo seu bom histórico de pagamento de dividendos. Já a segunda por além de apresentar indicadores interessantes como PSR e Giro de Ativos, cria uma expectativa maior entre os investidores pela fusão com a Casas Bahia.
Medicamentos: Um setor que vem se expandindo nos últimos meses por fusões e aquisições. No momento atual, segundo tabela acima, o destaque fica por conta da Cremer pelo alto ROE e por seu alto DY devido não apenas a distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio, mas também as restituições de capital da empresa.
Todos os indicadores foram retirados do site www.fundamentus.com.br ao final do pregão de 7/7/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário