segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rentabilidade dos mercados acionários pelo mundo

Fim de mais uma segunda feira nos mercados acionários mundiais e quase fim do mês de julho. Até aqui, devido ao cenário de incertezas e da aproximação dos países em um mundo globalizado, as Bolsas pelo mundo apresentam em sua maioria performances negativas. Para fazer uma comparação mais apurada, colocarei abaixo os rendimentos de diversos índices no ano e seus respectivos resultados em dólar.

Américas:


Índice / No ano / Em dólar
Dow Jones / 0,93% / 0,93%
SP500 / -0,01% / -0,01%
Nasdaq / 1,20% / 1,20%
Mexico IPC / 2,61% / 5,87%
Ibovespa / -3,13% / -4,46%
Europa:

Índice / No ano / Em dólar

FTSE 100 / -1,14% / -5,18%
CAC 40 / -7,63% / -16,28%
DAX / 3,97% / -5,77%
IBEX 35 / -12,00% / -20,25%
AEX / 0,74% / -8,70%
Swiss Market / -5,29% / -6,59%
OMX Stockholm 30 / 11,32% / 9,24%

Ásia:

Índice / No ano / Em dólar

Nikkei / -9,89% / -3,50%
Hang Seng / -4,72% / -4,87%
S&P ASX 200/ -7,89% / -7,47%

Como conclusão sobre os dados acima, é possível fazer uma analogia para entender o por que de alguns países estarem performando de forma superior a outros.

Nas Américas, destaque para a Bolsa eletrônica Nasdaq e para o índice mexicano IPC. A Nasdaq possui uma rentabilidade positiva no mês de julho de 3,3% devido aos resultados das empresas de tecnologia estarem sendo satisfatórios nesse período (2T10) o que proporcionou um ganho no ano de 1,2% para o índice.
O índice mexicano surpreende de forma positiva os investidores em geral e as recomendações sobre a Bolsa daquele país aumentam de forma significativa devido a recuperação econômica do país visto pelos últimos dois PIB's trimestrais divulgados e pelo recente empréstimo do Banco Mundial para o desenvolvimento em infra estrutura. Não a toa e de acordo com expectativas futuras, encontra-se com a segunda melhor performance (dolarizados) dos quinze índices de Bolsas citadas acima, embora o fluxo de dinheiro no IPC não seja grande (cerca de 5 vezes menor que o Ibovespa) . Vale ressaltar que o PIB mexicano contraiu-se 6,5% em 2009, comparável a crise do Peso em 1995. Uma recuperação da economia norte americana também conduz boas perspectivas para a economia mexicana visto a forte dependência das exportações para os EUA.
Já no Ibovespa, como não poderia deixar passar em branco, cito a Petrobras como a principal responsável pelo mau desempenho do índice no ano. A empresa que detém quase 11,5% na participação do índice brasileiro principal, através dos dois tipos de ações (Preferencial e Ordinária), apresenta no ano uma queda de aproximadamente 23%.

Na Europa, apesar do índice alemão DAX apresentar uma rentabilidade positiva no ano, em dólar o mesmo índice apresenta performance negativa de 5,8%. Isso ocorre devido a desvalorização do Euro frente ao Dólar, o que é possível notar também o porque dos fracos desempenhos dos outros países da zona do Euro como Reino Unido, França e principalmente Espanha. Esta última além do fator já citado, preocupa o fato do desemprego oficial estar em torno dos 20% o que afeta os resultados ainda mais além da desvalorização de sua moeda corrente.
Pelo campo positivo, reinam absolutamente tranquilos, em comparação com os mercados acionários citados anteriormente, os investidores da índice nórdico (OMX Stockholm 30). As empresas com maior destaque e liquidez são: Ericsson, SwedBank, Volvo e Sandvik.

Pelo lado ásiatico, fica como destaque o índice Nikkei e a recuperação da moeda japonesa (yen) frente ao dólar norte americano, no ano. O índice do mercado acionário vem em forte declínio desde o início da década de 90, tentando uma recuperação sem sucesso entre 2004 e 2008. Já o mercado acionário Chinês, através de seu índice SEC (Shanghai Stock Exchange) apresenta uma rentabilidade no ano negativa de 21,3%, principalmente em relação as dúvidas à continuidade da forte expansão do PIB e projeções de crescimento de setores da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário