quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Colhendo os frutos (rentabilidade) com disciplina e paciência.

Como primeira postagem, mostrarei um estudo que mesmo no longo prazo a Bolsa pode ou não ser rentável, dependendo do período do investimento feito. Apresentarei isso não como uma propaganda contrária a esse tipo de investimento, mas sim para alertar aos principiantes em Bolsa que é sempre necessário acompanhar suas escolhas de investimento e que na Bolsa não se ganha sempre. O índice Bovespa (Ibovespa) desde seu início apresentou variações significativas tanto do lado negativo quanto positivo.

Segue abaixo a variação do Ibovespa** no tempo:

- Maio/65 a Junho/71 = +2.931%
- Junho/71 a Agosto/83 = -82%
- Agosto/83 a Abril/86 = +1.573%
- Abril/86 a Janeiro/91 = -91%
- Janeiro/91 a Julho/97 = +3.415%
- Julho/97 a Outubro/02 = -84%
- Outubro/02 a Maio/08 = +2.051%

Verificando-se estes dados, podemos notar que em todas as décadas desde o início do índice, passamos pelo menos por uma grande crise culminando em uma grande desvalorização da Bolsa brasileira ou mais especificamente, no mínimo 80%. Esses momentos se tornaram excelentes períodos de aplicação gerando lucros exorbitantes caso a aplicação tenha sido feita com disciplina e paciência. Tendo ocorrido quedas bruscas dessa forma, tornou-se interessante aportar mais recurso no investimento ao longo desses períodos pois mesmo correndo um pouco mais de risco, o aumento do potencial de ganho no futuro também tornou-se bem maior.

A alta volatilidade apresentada gerou grandes oportunidades, mas se aplicado na hora errada com um capital, digamos significativo, gerou também perdas significativas caso a pessoa tenha encerrado/liquidado sua aplicação na baixa, muito mais pelo desespero momentâneo e/ou pelo desconhecimento do mercado nessa situação.

Portanto, é interessante mostrar com os números acima, que a melhor forma de aplicação em Bolsa de Valores é de uma forma constante e/ou programada para que se obtenha um valor médio sobre suas aplicações, sendo praticamente impossível o investidor encontrar o período ideal de alocar seus recursos em ações. Com isto, as chances de se obterem resultados mais significativos em sua aplicação aumentam consideravelmente conforme o tempo.

Portanto, é possível convencer o investidor que a Bolsa pode, de fato, ser considerada uma aplicação com belíssimos rendimentos, porém se aplicada de uma forma correta e com objetivos definidos sempre seguindo aquela frase mais do que passada e que muitas vezes parece ser desprezada por ser tão simpres: Compre na baixa e venda na alta.

E, em breve pretendo tornar a falar desse assunto e passar algumas idéias para se acumular riqueza no mercado de ações seguindo a frase de Decio Bazin no livro "Faça Fortuna com Ações antes que seja tarde": o futuro recompensa os que têm paciência com ele.

*O texto acima descrito é direcionado principalmente para o investidor de longo prazo e que não possui conhecimentos especificos no mercado de ações.
**Ibovespa Dolarizado
***Caso tenha interesse segue um link bem interessante com o gráfico do Ibovespa desde seu início:
www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário