quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Livros

Nos últimos meses, tenho me dedicado a leitura de livros sobre mercado financeiro. Coloco aqui algumas conclusões e pensamentos sobre alguns desses livros. Não irei escrever aqui de todos que tenho lido e sim aos poucos, tentando passar ao leitor mais informação sobre cada um deles sem ficar de uma forma massante.
Dessa forma, colocarei aqui alguns que considero mais voltados a idéias básicas ou intermediarias de investimentos.

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos - Gustavo Cerbasi:
Este é um livro sobre educação financeira e que ajuda as pessoas a terem consciência da importância do planejamento financeiro no dia a dia apresenta diversas formas de poupar e investir. O considero extremamente interessante e concordo com o autor que todos deveriam ter instrução, no mínimo na escola, sobre educação financeira, fazendo com que isso gerasse uma evolução no mercado como um todo. Afirmo isso pois seguindo aquela máxima que dinheiro gera dinheiro, o poupador/investidor saberia controlar suas finanças de uma forma mais correta. Já li algumas críticas sobre este livro em relação a certas idéias do autor. É bem verdade que quem realmente entende especificamente de investimentos que estão ali escritos pode eventualmente discordar, porém como o livro é dedicado aos principiantes em investimentos acho ele bem positivo e o recomendo.

Investindo em Small Caps - Anderson Lueders
Vou transcrever um trecho da "orelha" do livro pois, em minha opinião, é exatamente o que o livro transmite: " Este livro é destinado ao investidor que pretende iniciar ou ampliar sua participação no mercado de ações,..."...."É indicado àqueles que estão dispostos a dedicar algum tempo e esforço para encontrar, antes do mercado, empresas excepcionalmente baratas, e aos gestores de clubes e fundos de investimento que pretendem melhorar a rentabilidade a médio e longo prazo."
Um livro de leitura tranquila e que transmite objetividade em suas informações fornecendo exemplos do mercado de açoes. O recomendo para quem tem interesse no mercado de ações.

Pai Rico, Pai Pobre - Robert Kiyosaki
Um livro agrádavel e de fácil leitura. No começo é mais interessante, depois acho que perdi um pouco do grande interesse nele. Apenas por ser recorde de vendas quase no mundo inteiro, acho que no mínimo vale a leitura. O autor apresenta algumas idéias de invetimentos e as segue de acordo com o que aprendeu com seu pai rico e mostra os insucessos de seu pai pobre por pensar de forma diferente .

A Arte do Investimento: Táticas Operacionais de Posição em Ações - Alexandre Wolwacz
Para quem ja possui algum conhecimento, pelo menos mínimo, no mercado de análise técnica em ações, este livro é extremamente interessante. Nele, é apresentado diversas estratégias para se operar no mercado de ações. Fácil leitura e exemplos muito interessantes são as características desse livro. Particularmente gostei muito do que li. Minha única reclamação fica por conta do preço, apesar do livro ter capa dura e páginas coloridas.

Os Mercadores da Noite - Ivan Sant'anna
Deixei esta obra por último por considerá-lo especial. Na verdade este livro não é como os descritos acima pois não transmite qualquer tipo de aprendizagem em investimentos. Ele apresenta a história de um trader, desde sua adolescência, que fez fortuna sendo diferenciado dos demais operadores de mercado. A história prende o leitor do início ao fim, e para quem gosta de operar no mercado, o livro é fantástico (pelo menos pra mim foi). É possível "devorar" suas 439 páginas em um curto espaço de tempo pelo interesse em saber o que vai acontecer nos períodos posteriores.

Em breve, colocarei mais comentários sobre outras obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário