segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BRIC X PIIGS

BRIC - Brasil, Russia, India e China. Assim chamados por uma analista do Banco Goldman Sachs em 2001, esses países antigamente conhecidos como sub-desenvolvidos, hoje são considerados países emergentes pois tem apresentado melhoras constantes em suas economias e são considerados por muitos economistas e analistas de mercado como as novas sensações que ditarão novos ritmos de crescimento mundial.

PIIGS - Portugal, Italia, Irlanda, Grécia e Espanha. Nome dado a alguns países da zona do Euro fazendo referencia a palavra PIG (porco, em português). Essa denominação foi dada pelos problemas fiscais que estão apresentando estes países no presente.

Os gráficos acima expressam a rentabilidade dos índices de ações das Bolsas nos respectivos países nos últimos seis meses (agosto/09 a janeiro/10). Apresento isso para mostrar a co-relação que existe entre os mesmos nos períodos de valorização ou não e o quanto estão ligados a suas economias atuais.

É fato notar que nos países chamados PIIGS as respectivas Bolsas não vem apresentando bons resultados, ainda mais na Grécia, onde acumulou nesse período uma desvalorizção de 15,5%. Isso comprova que dentre esses 5 países, sua economia é que mais se encontra preocupante no momento.
Nos demais países as Bolsas apresentaram as seguintes valorizações no período acumulado dos últimos 6 meses (01/ago/09 a 31/jan/2010):
Portugal = 10,6%
Irlanda = 6,6%
Italia = 4,2%
Espanha = 1,3%

Ja nos BRIC, podemos ver situações completamente distintas dos países da zona do Euro, pois têm apresentado melhoras nos fundamentos econômicos que se refletem diretamente em suas respectivas Bolsas. A co-relação entre as Bolsas dos BRIC é mais forte do que a dos PIIGS, e isso é claramente visível nos gráficos postados acima. Muito disso ocorre devido ao fato do dinheiro estrangeiro estar migrando cada vez mais para países com economias em situações mais estáveis. O aumento gradual das reservas em dólar e a adoção de políticas econômicas mais ortodoxas são outros fatores que deixam os investidores estrangeiros mais confortáveis para investirem nos BRIC.

A Bolsa da China (SSE) foi a que teve a maior desvalorização nesse período acumulado dos últimos 6 meses com queda de 12,8%. Isso ocorreu devido a queda de 22,2% no mês de agosto de 2009 devido a um mix de más notícias pelo país e pelo mundo que interferiram diretamente no mercado local.

Abaixo as demais rentabilidades no período acumulado dos mercados nos BRIC nos últimos 6 meses:
Brasil = 19,4%
Russia = 44,8%
India = 12,8%.

2 comentários:

  1. O gráfico seria bem melhor caso apresentasse a rentabilidade acumulada ou, melhor ainda, o valor das bolsas normalizadas em 100pts. Outra idéia é colocar em um só gráfico, não com todos os países, mas com a média de cada um dos grupos. O gráfico assim mostra muito pouca informação.

    ResponderExcluir
  2. Ok Lucas. Obrigado pela idéia. Tentarei apresentar de outra forma para ficar menos confuso. Nesse caso, nos gráficos, o que realmente eu quis apresentar era a co-relação das Bolsas nos respectivos grupos.

    ResponderExcluir