sábado, 17 de abril de 2010

Acompanhamento do Ibovespa


Façamos aqui um acompanhamento mais próximo do Ibovespa até o momento no ano de 2010. Para isso selecionei ações de 6 setores que compõem ou não o índice, mais as empresas de Eike Batista. Como é possível visualizar nos gráficos acima, o ano de 2010 até o momento está no positivo devido ao alto ganho do setor siderúrgico e com algumas poucas outras ações se destacando. Cabe aqui ressaltar que somando-se apenas as ações de Vale, Gerdau, Usiminas e CSN, o índice Bovespa possui atualmente 30,01%.

Construção Civil: até o momento é o setor que mais decepciona em relação a rentabilidade no ano. De fato, devido aos bons fundamentos, Helbor, Eztec e Brookfield tem se sustentado de uma forma melhor em relação aos seus concorrentes. O que chama a atenção para as empresas desse setor é o bom e contínuo momento vivido pelas vendas e pelos guidances apresentados para o ano de 2010. Com isso, a expectativa de crescimento da receita das empresas deve continuar em um ritmo acelerado. Provavelmente, diria até em breve, o mercado deve acordar novamente e olhar com mais interesse os ativos que compõem esse setor. Um provável fato negativo até aqui pode ser a precificação do mercado em torno de um aumento nas taxas de juros.
Bancos: Bicbanco, ABC, Banco do Brasil, Parana Banco e Banco Pine. Bons fundamentos, lucros recorrentes e boas administrações devem ser, de fato, os motivos para os ativos estarem com rentabilidade positiva no ano. O provável aumento dos juros por parte do Banco Central também pode estar afetando, em geral, as ações do setor.
Medicamentos: a política de dividendos e o ROE elevado fazem o mercado enxergar a Cremer como uma empresa diferenciada e isso fica evidente pela rentabilidade que a empresa apresenta no ano. Drogasil é outra empresa que chama a atenção pelo forte crescimento do lucro líquido apresentado nos últimos 2 anos. Acredito, porém, que a empresa poderia trabalhar voltada para uma melhora da margem líquida.
Siderurgia: o setor que vem sustentando o Ibovespa no campo positivo em 2010. O recente reajuste de 100% do minério de ferro acarretando também em um reajuste nos preços do aço, assim como a alta do cobre no mercado futuro fazem com que as empresas do setor tenham uma valorização muito acima do média do mercado no momento.
Óleo e Gás: enquanto a Petrobras não definir o projeto em relação a capitalização da empresa, somada as dúvidas da PetroSal, as ações da companhia continuarão em tendência indefinida.
Consumo: Hypermarcas é uma das ações que se destacam no setor no ano. A empresa com sua política agressiva de aquisições em 2009 faz com que cresçam as expectativas em relação ao retorno desses investimentos. Caso a empresa apresente uma boa administração, de fato será uma empresa de produtos não cíclicos quase monopolista e esse tipo de empresa é o investimento favorito de Warren Buffett. Agora, o momento é acompanhar os próximos resultados.
Energia: setor "sempre" estável e com excelente política de dividendos pela maioria das empresas. Apresenta, no momento, diversas possibilidades de investimento com estabilidade acima da média do mercado. ELPL6, GETI4, ENBR3, COCE5 são algumas alternativas interessantes. Um início de consolidação no setor também pode agitar positivamente algumas empresas.
Empresas X: por último deixei para comentar as empresas de Eike Batista. Possuindo quase 3% do Ibovespa, essas empresas fazem parte do clássico jargão: 8 ou 80. Ou o investidor acredita na figura do empresário Eike Batista e no sucesso das empresas do grupo ou não confia e dificilmente irá confiar até que elas apresentem balanços consistentes, o que provavelmente irá demandar um pouco de tempo. No momento são empresas que apresentam boa liquidez no mercado devido a alta volatilidade dos papéis, o que gera oportunidades para os especuladores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário