domingo, 11 de abril de 2010

Indicadores Atuais da Bolsa Brasileira


P/L - Preço / Lucro = Preço da ação dividido pelo lucro por ação. O P/L é o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, através do recebimento do lucro gerado pela empresa, considerando que esses lucros permaneçam constantes.

Dividend Yield = dividendo pago por ação dividido pelo preço da ação. É o rendimento gerado para o detentor da ação pelo pagamento de dividendos.

Os indicadores P/L e DY são muito utilizados por fundamentalistas para avaliar empresas. De fato, utilizar apenas esses dois indicadores para avaliação é muito pouco. Entretanto, nesse post dou ênfase a apenas eles para mostrar a situação do mercado de ações brasileiro em termos destes indicadores. Um P/L de 10 e um DY de 6% são valores que podem ser considerados interessantes para um investimento em ações, apesar de outras ações não poderem ser desconsideradas por estarem com valores acima ou abaixo destes.

Após o Ibovespa encerrar o dia 9/4 aos 71.403 pontos, o índice encontra-se com P/L de 19,7 e DY de 5,47%. Como cheguei a esse valores? Multipliquei o valor do indicador de cada ação por seu peso no Ibovespa. Caso fosse feito um cálculo sem peso por ação, a média do P/L estaria em 22,7 e o DY em 4,26%. Nesses cálculos desconsiderei ações com P/L acima de 100 e negativo. No caso do DY, foram excluídas as ações com valor igual a zero.
Portanto, foram excluídas para P/L: ALLL11, BRTO4, BRFS3, JBSS3, LLXL3, MMXM3, OGXP3, TNPL3, TNLP4 e TMAR5.
Já para o DY não levei em conta as ações: BRTO4, BRKM5, CSAN3, FIBR3, GoLL4, LLXL3, MMXM3, NETC4, OGXP3 e TCSL3.

Na tabela acima, é possível visualizar o atual momento da cada empresa e a média do respectivo setor, sendo plausível também uma comparação com os outros setores apresentados. Atualmente, nota-se uma diferença grande para o setor siderúrgico em relação aos outros dois setores citados, porém isso também deve-se ao fato das empresas siderúrgicas terem se valorizado mais nos últimos dias.

Portanto, por esse tabela, é possível selecionar as ações mais atrativas no momento considerando apenas os dois indicadores. Após esse filtro, uma análise mais profunda sobre as empresas seria interessante para verificar se há eventos não recorrentes ou outras considerações que os fazem, no período, apresentar bons P/L's e DY.
Assim, seguem algumas ações que chamam atenção para um investimento, independente da liquidez no mercado à vista:
  • Setor Elétrico: GETI4, ELPL6, COCE5, LIGT3, EQTL3, TRPL4.
  • Setor Bancário: BGIP4, BICB4, PINE4, PRBC4 e BBAS3.
  • Setor Siderúrgico: CSNA3 e USIM5.

* Todos os dados da tabela foram retirados do site http://www.fundamentus.com.br/
** Na parte de baixo da tabela, foi excluído o maior e o menor valor de cada indicador no setor para se obter uma média mais precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário