sexta-feira, 30 de abril de 2010

Investir em ações baseando-se em análise fundamentalista: fácil ou difícil?

Depende! Essa palavra que irrita, intriga, gera idéias antagônicas, que uns odeiam receber como resposta, outros gostam de utilizá-la pois há diversas variáveis que podem ser explicadas através. Pois é assim que muito investidor, tanto pessoa física como profissionais do mercado, pensa e age.

Investir em ações baseando-se em análise fundamentalista depende:

- Você investe ou pensa em investir em curto, médio ou longo prazo? Quanto significa cada um desses períodos pra você? Será disciplinado o bastante para realmente investir no período selecionado?

- Devo investir em uma ação específica, em um fundo de índice ou em um fundo de ações em Banco/Corretora/Asset?

- Invisto em uma Blue-Chip, em uma Mid Cap, em uma Small Cap, em uma turn-around ou em um mico? Qual é a real diferença de uma para outra?

- Em qual setor devo investir e por quê? Estarei investindo no momento do setor ou ele tem perspectiva de médio/longo prazo?

- Invisto em empresas de consumo cíclico ou não cíclico? Voltada ao consumo interno ou à exportação?

- A empresa no seu respectivo setor é monopolista, duopolista ou apenas mais uma comum?

- Invisto na empresa que é líder no setor ou em uma menor com maior perspectiva de crescimento?

- A administração da empresa é conservadora, moderada ou arrojada? Em qual estou mais disposto a seguir?

- A administração da empresa é familiar ou profissional (independente)? Muda de controle constantemente ou não?

- A empresa é transparente em relação às suas obrigações com o mercado? Como é realmente a Governança Corporativa dela? É negociada como Novo Mercado, no nível 1 ou 2, é BDR (Brazilian Depositary Receipts) ou Bovespa Mais?

- A empresa possui ADR(American Depositary Receipts)? Se sim, quais ou benefícios ou malefícios em relação a isso?

- A companhia que você investe ou irá investir cresce a níveis satisfatórios todos os períodos? O que é satisfatório pra você e qual período utiliza?

- A companhia possui bons fundamentos (P/L, P/VP, P/Ebit, PSR,...)? Desses, quais você utiliza? Por quê? O que te leva a utilizá-los? Não se esqueça que em todos os setores, temos que analisar alguns fundamentos distintos para outro, pois cada um possui especificidades relevantes.

- A queda ou alta da taxa de juros do país, beneficia ou prejudica a empresa que irá investir ou está investido? Por quê? Você deve antecipar essa mudança ou manutenção dos juros? Dará resultado?

- A empresa que irá investir ou está investido paga dividendos? São pagos de forma constante? São "gordos"?

- Inflação alta ou baixa, afeta ou beneficia o crescimento e os resultados da empresa?

- O custo de oportunidade de se investir na empresa A, é maior que investir na empresa B?

- As margens da empresa estão melhorando? Para qual margem você se atenta mais?

- A empresa estabelece sua dívida em função do câmbio. Um real forte, valoriza ou desvaloriza as ações da empresa? E um Real fraco frente à moeda internacional?

- As ações possuem liquidez no mercado à vista? Isso me afeta ou não?

- Se a empresa que invisto ou irei investir possui uma carteira de clientes e/ou pedidos fora do país, uma eventual crise no país específico ou na região afetaria ou não os resultados dessa empresa?

- No fim das contas, meu risco/retorno vale à pena?

Portanto, talvez por todas essas questões, muitas pessoas que não acompanham ou não conhecem esse mercado não conseguem ou conseguiriam fazer esse filtro enorme e acabam por dizer que a Bolsa é como um Casino.

E é por isso que a Bolsa e o mercado de ações são fascinantes. Pois cada um filtra as respectivas informações necessárias, pensa e age de uma forma distinta dos demais.

Parece fácil responder todas essas questões acima, não? Depende apenas de sua dedicação, do tempo que irá "gastar", do amor pelo seu dinheiro,...afinal, tudo na vida tem seu preço!

Para finalizar, coloco citações de investidores fundamentalistas reverenciados pelo mercado que mostram um pouco de seus pensamentos sobre essa magnífica arte do investimento em ações:

"Você nunca estará certo ou errado porque o mercado discorda de você. Você estará certo se os seus dados e seu raciocínio estiverem corretos" Benjamim Graham

"A esfera de um negócio é uma coisa interessante. É impressionante a fotografia que se pode fazer dos pontos fracos e fortes de uma determinada empresa pelo cruzamento de informações daqueles que, de uma forma ou de outra, estão preocupados com uma firma em especial" Philip. A. Fisher

"Investimento é a arte do específico e a seleção é muito mais importante que o timing" Jim Slater

Nenhum comentário:

Postar um comentário