domingo, 6 de junho de 2010

Análise Fundamentalista X Análise Técnica

Como muitos escrevem sobre o tema, não seria este blog tão diferente dos demais, porém irei acrescentar alguns pensamentos pessoais sobre o assunto que não vejo com certa frequência. Sobre essa visão pessoal, muitos podem achar polêmicas ou equivocadas, mas como disse, são pessoais e as vejo dessa forma. E, para constatação, serei generalista.

A análise técnica sugere ser possível, através dos gráficos, identificar o momento de abrir e fechar posições através do histórico do ativo. Nela, utilizam-se os gráficos em busca de padrões e/ou tendências. O grafista se baseia em diversos indicadores que são estabelecidos por tempos determinados de acordo com o perfil e o interesse do investidor. Médias Móveis, Índice de Força Relativa, Volume, Canais, Fibonacci, Suportes e Resistências são alguns dos indicadores utilizados pelos analistas técnicos. Outro ponto interessante em relação a AT é a capacidade de identificar o comportamento da massa (investidores) para analisar o rumo do ativo, principalmente no curto prazo.

A análise fundamentalista baseia-se em estudos para tentar medir o valor intrínseco do ativo, ou seja, o valor adequado que reflita a situação da empresa no presente e as expectativas futuras utilizando os balanços da empresa através de seu gerenciamento, estudos do cenário econômico nacional e mundial devido à globalização, perspectivas do segmento a que pertence à empresa no mercado, entre outros fatores micro e macroeconômicos. O fundamentalista emprega alguns indicadores como P/L, P/VP, P/EBIT, PSR, ROE, DY,..para fazer suas análises e tomar decisões. O fundamentalista também não sofre tanto com a volatilidade do mercado no dia a dia por ser um investidor de médio/longo prazo.

No mundo dos ativos negociados onde podem ser empregadas estas análises, é factível que como qualquer outro negócio, há vantagens e desvantagens de ambos os lados, sendo cada uma delas utilizadas de acordo com o perfil e o horizonte de cada investidor. Particularmente, no dia a dia, utilizo as duas análises deixando grande parte do capital investido em ativos com bons fundamentos e pequena parte para trades curtos. No meu modo de ver o mercado, a AT é objetiva no curto prazo onde é possível pré-estabelecer objetivos de ganhos e perdas em cada trade (quando se é disciplinado). No longo prazo, AT é praticamente inexistente. Já AF é "aceitável" no curto prazo devido aos indicadores de momento da empresa e teoricamente presumível através de estudos para o longo prazo. Aceitável no curto prazo, pois pode haver lucros não recorrentes que acabam por inflar e esconder o resultado real da empresa no período.

A maioria dos fundamentalistas não se dá ao trabalho de estudar e entender AT e por isso debocham e criticam os grafistas e seus prognósticos. É possível que isso aconteça devido ao desconhecimento, ou a falta de interesse, ou a falta de humildade, ou pela simples falta da necessidade de conhecer sobre o assunto, ou a todos somados juntos. Por outro lado, chama a atenção a incapacidade ou a falta de interesse, ou a falta da necessidade do grafista em conhecer o setor, os produtos/serviços e os indicadores fundamentalistas da empresa que negocia.

Por ser dinâmico, negociar ativos utilizando AT muitas vezes se torna atraente, principalmente quando há êxito na negociação. Pelo lado negativo, a perda de capital em uma negociação leva muitos traders de mercado a uma certa depressão momentânea e posterior reflexão. De fato, o psicológico é afetado a cada resultado final, o que torna o investidor-especulador ainda mais instigado. Por ter uma visão de médio/longo prazo, o fundamentalista dorme tranquilo esperando novas oportunidades. Já o grafista adormece com um olho fechado e o outro aberto nos mercados futuros no resto do mundo.

Com a análise técnica, é possível se proteger de um mercado de baixa utilizando "stops" ou até lucrar ao posicionar-se vendido (alugar ativos) em ativos que estão com prognósticos baixistas. Na análise fundamentalista, o investidor se protege de um mercado de baixa através da alocação de recursos e aproveita a queda para adquirir maior participação em ativos de renda variável.

Outro ponto importante nesse comparativo é o tempo disponível para estar junto ao mercado. O grafista necessita estar diante de suas análises constantemente para poder captar as oportunidades do momento. Já o fundamentalista tem a necessidade de analisar balanços e indicadores antes e pós resultados e suas mudanças, economia nacional e mundial,..., com certa tranquilidade e muita dedicação aos estudos buscando novas oportunidades visando horizontes mais longos.

Portanto, ao que tudo indica, o perfil e o horizonte são as palavras-chave que determinam qual caminho/estratégia o investidor deverá seguir e isso depende apenas de si próprio e sua sabedoria em utilizá-los. As críticas vindas da outra escola sempre serão por motivos variados ou apenas pelo fruto do desconhecimento. Entretanto, no final, todos estão nesse mercado pelo mesmo motivo: lucro.

Um comentário:

  1. eu não colocaria Tecnica X fundamentalista

    acho que muitos traders confudem..

    Eu opero day trade, uso apenas análise técnica e quase sem indicadores, apenas pelo preço. E a fundamentalista eu uso ao contrário.

    Eu vejo quando têm um anúncio econômico que pode refletir no mercado. E não opero durante o anúncio, espero o mercado se ''acalmar'' para voltar a operar. E pouco me interessa se o anúncio foi bom ou ruim.

    www.thedaytradingacademy.com.br

    ResponderExcluir