domingo, 14 de fevereiro de 2010

Investindo em ações do setor de Construção Civil



Nesse post apresento uma tabela explicando os números atuais de empresas do setor de construção civil. Eu a considero uma modo muito simples e objetiva de identificar as melhores oportunidades do setor na atualidade.

Estes dados dos balanços das empresas correspondem ao 3 trimestre de 2009. Você pode conferir os resultados do ultimo trimestre do ano e atualizar esta tabela. Isto o ajudará mais ainda a identificar as oportunidades. No link abaixo você poderá adquirir o cronograma dos resultados das empresas, sendo que a maioria os divulgará no fim de março:

Todos os números da tabela apresentada correspondem ao passado de cada empresa. Quanto ao futuro cabe analisá-lo de forma prudente e verificar se as respectivas empresas continuarão a apresentar resultados consistentes tanto pelo lado positivo quanto pelo lado negativo. Portanto essa é uma forma de visualizar apenas os números atuais porém é bem possível termos uma idéia muito apoximada do que se passa na empresa como um todo. E, a viabilidade ou não um investimento na mesma. O setor, e o atual cenário do país são outras ferramentas importantes a serem consideradas para um investimento nestas ações.
Os dados dos balanços foram todos obtidos no site http://www.fundamentus.com.br/

Na tabela pode-se verificar alguns indicadores das empresas. Para tanto, segue abaixo uma explicação para cada um deles:

P/L = Preço/Lucro - O valor indica, de maneira simples, o tempo necessário, am anos, para que a empresa lucre o equivalente a seu valor de mercado atual.
P/VP = Preço/Valor Patrimonial - Obtido pela divisão do valor de mercado da empresa por seu patrímonio líquido.
P/EBIT = Preço/EBITDA - Preço dividido pelo fluxo de caixa operacional.
PSR = Relação preço-faturamento - A relação entre o faturamento líquido da empresa e seu valor de mercado.
Margem Líquida - Subtração da Receita Total pelos Custos Fixos e Variáveis.
DY = Dividend Yield - A quantia que as empresas pagam a título de remuneração aos acionistas em relação ao preço das ações praticados no mercado.
ROE = Retorno sobre o patrimônio - Indicador financeiro percentual que se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos.
Liquidez corrente - Simples divisão entre o ativo circulante sobre o passivo circulante.

As empresas Abyara, Klabin e Agra não entram nessa lista de analises do setor pois estão em processo de fusão entre elas.

E, para não ficar em cima do muro, afirmo que minha preferida é a EZTEC (EZTC3) pois apresenta o menor P/L do mercado, o segundo menor P/VP e P/EBIT; a maior margem líquida disparado; o segundo maior ROE e a maior liquidez corrente. Abaixo dela, independente da liquidez no mercado à vista, fico com Helbor e depois Even.
*Esse dados condizem com os preços dos ativos no mercado em 12/2/2010.

2 comentários:

  1. Novato, para ser bem sincero, tenho sim, mas raramente utilizo. Qualquer coisa pode me mandar email no robindech@gmail.com

    ResponderExcluir