quinta-feira, 25 de março de 2010

Bate Papo com Didi Aguiar

A partir de hoje inauguro uma nova etapa neste Blog. Nela, convidarei pessoas relacionadas ao mercado financeiro para um pequeno bate papo, onde o aprendizado e o conhecimento estarão sempre em primeiro plano. Para esse primeiro bate papo, tenho o prazer de receber Didi Aguiar, um dos mais bem sucedidos analistas técnicos do nosso país.

Blog SempreInvestir: Quando começou a operar por analise técnica não havia softwares sofisticados como temos hoje em dia. Como trabalhava na época? Não havia muita manipulação, o que dificultava o resultado nas operações?
Didi: "Não havia muita manipulação, o que dificultava o resultado nas operações? Quando comecei só se falava em "Ponto Figura"!! Mas em 1986, já havia saído um software: o Metastock. Dava para inserir os dados na munheca e víamos o gráfico diário. Havia muitas manipulações, mas eu estava por dentro delas uma vez que trabalhava na administração de carteiras do Crefisul, que na época era o Banco que mandava no mercado."

Blog: Após muitos anos de experiência, chegou à formação de indicadores ideal a seu ver se tornando uma fórmula de sucesso que é muito utilizado por diversos traders. Como chegou nesses indicadores utilizados?
Didi: "Experimentando, recalibrando, usando, selecionando no dia a dia do mercado. Na verdade procurei por indicadores que me respondessem as dúvidas que um trader tem durante um game: 1-Para que lado vai?? 2-Vai haver continuidade desse movimento?? 3-Até onde isso deverá acontecer??"

Blog: O que considera mais importante: Candlesticks ou Indicadores? Por que?
Didi: "Sou suspeito para responder isso porque sou absolutamente apaixonado por Candle. Mas para o trade, também não abro mão dos indicadores. Numa guerra leva-se granadas, revólveres, metralhadoras, etc..
No mercado uso Candle, indicadores, e as figuras de impulso. Mas se Deus me obrigasse a decidir por um só método, escolheria Candle."

Blog: Nos últimos anos, o mercado de analise técnica tem crescido muito no Brasil. Por que acha que isso está ocorrendo? Mesmo nesse ritmo de crescimento, ainda estamos atrasados em relação a outros países nesse mercado?
Didi: "Engana-se quem pensa que nosso mercado financeiro é de terceiro mundo como o Brasil era há alguns anos atrás. Mesmo nesta época nosso mercado já era bem desenvolvido em termos de tecnologia. Acredito que é cultural e está sendo modificado, o perfil do nosso mercado. Acho que ainda cresce muito conforme o Brasil vá deixando a ignorância e a pobreza para trás."

Blog: Quais os fundamentos essenciais para se tornar um analista técnico de sucesso?
Didi: "Conhecimento de análise gráfica (20%), disciplina (40%) e atitude (40%)."

Didi, este Blog gostaria de agradecê-lo mais uma vez pela participação e por nos passar conhecimentos e histórias de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário