quarta-feira, 3 de março de 2010

ETF (Exchange Traded Funds)

O ETF - Exchanged Traded Funds ou Fundo de Investimento em Índice, busca obter desempenho semelhante à performance de determinado índice de mercado e, para tanto, sua carteira replica a composição desse índice de acordo com as regras determinadas por regulação específica. Negociar um ETF é como comprar ou vender ações no mercado à vista e possuem uma taxa anual.
O primeiro ETF lançado foi nos EUA no fim da década de 80 e hoje é negociado em países como Espanha, Japão, Cingapura, Alemanha, Mexico e Hong Kong.

Nos EUA há 2 ETF's brasileiros sendo negociados: O Ishares MSCI Brazil Index Fund (EWZ) e o Market Vectors Brazil Small-Cap ETF (BRF). No ano de 2009, os dois tiveram desempenho acima da média até o dia 21 de Dezembro, figurando entre os top ten do mercado em termos de rentabilidade. O primeiro teve uma performance de 111% e o segundo ganhando quase 90%.

No Brasil, atualmente, estão sendo negociados 7 ETF's. Vamos então as suas respectivas características.

BOVA11 - Tendo uma média diário de 450 negócios, o Ibovespa Fundo de Índice foi lançado no fim de 2008, sendo composto pelas ações emitidas por companhias que respondam por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro na Bovespa. Em sua carteira com 66 açoões pesam mais a VALE (PNA + ON) com 16% seguida por Petrobras (PN + ON) com 15% e ITUB (Itau/Unibanco) PN com 4,6%. O fundo possui uma taxa de 0,54% a.a.

CSMO11 - O Índice de Consumo iniciou suas negociações ha cerca de 10 dias, apenas. Ele mede o retorno de um investimento em uma carteira teórica composta pelas ações das empresas representativas dos setores de consumo cíclico e não-cíclico. As ações componentes são selecionadas por sua liquidez, e são ponderadas nas carteiras pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação. O Índice sendo composto por 22 ações é liderado no portfólio por Ambev PN com 17%, seguida por Brasil Foods (Perdigão + Sadia) ON com 13,7%, Pão de Açucar PNA com 7,5% e JBS Friboi ON com 6,5%. Possui uma taxa de 0,69% a.a.

BRAX11 - Também recém inaugurado, este Índice replica o IBrX-100, que é uma carteira composta pelas 100 ações mais negociadas em termos de negócios e volume financeiro. Petrobras (PN + ON) com 20,2%, Vale (PNA + ON) com 16% e ITUB PN com 8,6% são os papéis que puxam mais o índice. O fundo possui uma taxa de 0,54% a.a.

MILA11 - Com uma média diária de negociações muito baixa, possuindo em seu portfolio 67 ações, este fundo fde índice busca retornos em relação à performance do índice BMFBovespa MidLarge Cap composto pelas ações emitidas pelas companhias com os maiores valores de capitalização na Bolsa brasileira, cujo valor total represente, conjuntamente, 85% da soma dos valores de capitalização de todas as companhias listadas. Entre os maiores pesos do índice figuram Petrobrás (PN + ON) com 21,3%, Vale (PNA + ON) com 16,8% e ITUB PN com 9,0%. Este fundo possui taxa de 0,54% a.a.

MOBI11 - Outro fundo recém inaugurado e contando com 17 ações em seu portfólio, o Fundo de Índice Imobiliário busca obter retornos de investimentos que correspondam ao desempenho do índice composto pelas ações emitidas do setor do ramo imobiliário. As ações componentes são selecionadas por sua liquidez, e são ponderadas nas carteiras carteiras pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação. PDG Realty ON, Cyrela ON e Gafisa ON figuram entre os papéis com maior peso no índice com 18,4%, 17,5% e 12,3%, respectivamente. O fundo possui uma taxa de 0,69% a.a.

SMLL11 - Também com uma média diária muito baixa de negociações, e contando com 67 ações em seu portfólio, o Small Cap Fundo de Índice busca obter retornos de investimentos que correspondam à performancedo Índice BMFBovespa Small Cap que é composto pelas ações emitidas pelas companhias com os menores valores de capitalização listadas na Bolsa, cujo valor represente, conjuntamente, 15% da soma dos valores de capitalização de todas as companhias listadas. Os setores que mais possuem peso no índice são os setores de Construção e Transporte com 24,8% do portfólio. O fundo possui taxa de 0,69% a.a.

PIBB11 - Sendo o mais antigo ETF negociado na Bolsa brasileira, este índice replica o IBrX-50, que é uma carteira composta pelas 50 ações mais negociadas em termos de negócios e volume financeiro. Petrobras (PN + ON), Vale (PNA e ON) e ITUB PN são os papéis que possum maior peso no índice, que possui uma taxa de 0,059% a.a.

Além das características postadas sobre os Fundos de Índices acima, é interessante mencionar a recente liberação dos Fundos de Pensão para aplicar uma parcela maior em renda variável facilitando a utilização dos ETF's e a definicão de que os ETF's podem representar até 35% da carteira dos Fundos de Ações.

Opinião do Blogueiro: Gosto muito desse tipo de produto pois além de dar mais liquidez ao mercado, o investidor ou gestor tem a oportunidade de investir em setores ou índice que acredita ter maior potencial de valorização, diversificando a carteira sem precisar comprar ação por ação. Acredito que no Brasil, este produto tenha enorme potencial de crescimento e com diversas possibilidades de formação de índices. Como ponto negativo, destaco o critério de seleção dos ativos pela Bolsa brasileira para compor alguns índices. Como exemplo, utilizo o IMOB11 onde PDG Realty tem uma maior participação no índice à Cyrela ON, que além de ser maior em termos de capitalização de mercado, também tem uma média de negociação pouco maior. Outro destaque negativo fica por conta da liquidez dos ativos, que acredito ser muito mais pelo desconhecimento de investidores do que outra coisa.

Caso tenha maior interesse destaco os seguintes links:
http://br.ishares.com/get_started/index.htm
http://www.bmfbovespa.com.br/

*Ações PN (A e B)- Ações que oferecem ao seu detentor prioridades no recebimento de dividendos e/ou, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Em geral, não concede direito a voto em assembléia.
*Ações ON - Confere a seu titular direito a voto em assembléia e não dão direito preferencial a dividendos apesar de ter participação nos resultados econômicos da empresa.
*Taxa a.a. - Ao ano.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, espaço de qualidade como boas matérias para leitura, são raros hoje em dia no mercado financeiro.
    Estou recomendando este espaço no meu blog, quando puder passa por lá. www.setupgrafico.com.br/blog
    Abraços
    Fábio Cruz

    ResponderExcluir