segunda-feira, 22 de março de 2010

Correlação Economia X Bolsa - (EUA)

Para falar e comprovar algo sobre economia, resolvi levantar alguns dados dos EUA nos últimos 30 anos e com isso tentar estabelecer uma correlação de acompanhamento entre a economia real do país e o índice Dow Jones. E, como números passados são fatos comprovados, é fácil verificar como tudo que gira na economia de um país reflete diretamente na Bolsa. Isso fica mais evidente nos gráficos postados acima.

Levando-se em conta uma amostra desde 1948, para se ter uma idéia do nível atual de desemprego apresentado pelo governo norte americano (9,7% em fevereiro de 2010), os meses com maior índice de pessoas que ficaram sem trabalho no país ficou em 10,8% em novembro e dezembro de 1982. Esses números apenas não aparecem nos gráficos acima, pois os mesmos apresentam a média da taxa de desemprego nos respectivos anos.

Entretanto, é interessante notar que em todos esses anos onde a taxa de desemprego foi alta, a Bolsa andou no mesmo lado, ou seja, também registou alta. Isso, curiosamente, mostra como o mercado de fato antecipa fatos e notícias e mostra a correlação que há entre a economia real e a Bolsa. Como exemplo, é possível citar o ano de 1982 com uma taxa de desemprego em 9,7% (a maior desde a amostra de 1948), o PIB negativo em 1,9% e a Bolsa que registrou alta de 19,6%.

Outro ano que também chama a atenção foi o de 1995, onde a Bolsa teve a maior alta desde 1980 com 33,5%, um PIB de 2,5% (pouco abaixo da média dos últimos 30 anos que é 2,7%) e o nível de desemprego que ficou em 5,6%, refletindo as previsões de melhoras e perspectivas futuras que realmente vieram a ocorrer nos 4 a 5 anos seguintes com PIB's acima da média desde 1980 na casa dos 4,3% e taxa de desemprego em 4,6%, abaixo da média do registrado nos últimos anos que é 6,2%.

De fato, há mais diversos dados a serem compreendidos e verificados nessa correlação economia-Bolsa, porém os exemplos e gráficos acima ressaltam a importância de analisar o passado e sempre estar atento às perspectivas futuras para se ter um maior conforto e segurança nos investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário