sábado, 13 de março de 2010

Mais Livros....

Dando continuidade a seção Livros deste Blog, nesse post apresento mais algumas obras e meus comentários sobre as publicações:

Security Analysis on Wall Street: a Comprehensive Guide to Today's Valuation Methods - Jeffrey C. Hooke
Esta obra é um guia teórico de como fazer o processo de Valuation de uma empresa. Nela, é apresentada diversos fatores que são necessários para avaliar uma empresa e verificar um eventual preço justo para a mesma seguindo um modelo passo a passo que coloco a seguir:

1 - Introduction
2 - Macroeconomic Review
3 - Relevant Stock Market Prospects
4 - Review of the Company and Its Business, Industry Analysis and Company-Specific Analysis
5 - Financial Analysis
6 - Financial Projections
7 - Application of Valuation Methodologies
8 - Recommendation

No modelo acima, o autor apresenta diversos exemplos e cita fatores que contribuem para uma avaliação positiva ou não da empresa.
Uma leitura um pouco massante às vezes, mas que vale a pena para quem tem interesse de aprender o processo de valuation de uma empresa.

Faça Fortuna com Ações Antes que Seja Tarde - Décio Bazin
Apesar de ser um pouco antiga (escrita em 1994), nesta obra o autor apresenta sua fórmula que considera ideal para o mercado de ações: Dividendos.
Vejo em certos momentos o autor de certa forma obcecado por essa fórmula que considera ideal e única para o sucesso nos investimentos em Bolsa. Na obra o autor também apresenta diversos artigos escritos à época no Jornal Gazeta Mercantil e na Revista Balanço Financeiro onde era redator e articulista. Isso torna a obra mais interessante, pois apresenta histórias reais da época.
Nos últimos capítulos, o autor apresenta e apresenta exemplos de operações com opções de ações.
Particularmente, gostei da leitura e de ver mais um exemplo prático de como se obter sucesso nesse mercado. Como ponto negativo cito o deboche do autor aos mencionar alguma vezes os analistas técnicos. Digo isso, pois para mim cada um possui estratégia diferente para obter sucesso nesse mercado acreditando e estudando os fatores que podem ser proporcionados para tal.

How to Trade in Stocks - Jesse Livermore
Jesse Livermore foi um dos maiores traders de toda a história de Wall Street. Iniciou suas operações no início do século passado e parou apenas na década de 40, fazendo fortuna utilizando três fatores preponderantes, segundo ele, para o sucesso no mercado de ações: timing nas operações, gerenciamento de recursos e controle emocional.
Apesar da obra original ter sido escrita em 1940, há comentários mais recentes de Richard Smitten, que apresenta gráficos para citar os exemplos de timing nas operações de J.L., como era chamado na época.
Além de conhecer a história do trader, o livro se torna muito interessante pois nele é possível aprender com acontecimentos de décadas atrás. Gráficos de ações, psicologia de massa e gerenciamento de recursos são também temas muito abordados.

The All Season Investor - Martin J. Pring
Nesta obra, aborda-se um tema diferente do usual. Nela, escrita em 1992, o autor apresenta os ciclos do mercado e sua correlação entre ativos. Começando por Asset Allocation, passa-se a explicação de cada ativo mencionado posteriormente (Títulos, Ações e Commodities) e após isso a correlação entre eles dentro de cada ciclo.
No fim das contas, o capítulo 8 se torna o mais importante pois nele é apresentado o que tanto se espera nessa obra: os seis estágios do mercado. Nele o autor comenta a real correlação de cada ativo dentro de cada estágio do mercado.
Considerei um livro muito interessante por abordar um tema bem diferente e que passa um conhecimento novo aos investidores em geral e, que não conhecem, principalmente o movimento macro do mercado norte americano. Como ponto negativo ficam algumas dúvidas, pois o livro é generalista envolvendo muito da economia real. Como complementação a essa leitura, me foi indicado o livro: Intermarket Analysis - John Murphy, porém ainda não o li.

Assim como o livro de Murphy mencionado acima, tenho mais de uma dezena de livros em casa a serem lidos e assim que os ler, passarei minhas críticas aqui no Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário